Madeira para toda obra!
Madeira para toda obra!

A madeira está entre os materiais principais de qualquer obra, seja em grandes estruturas como em telhados, assoalhos e forros ou em detalhes indispensáveis para o andamento da obra como gabaritos e formas para concreto.

Quer entender melhor sobre essas estruturas fundamentais para iniciar sua reforma ou construção? A MAPA te ajuda!

 

Gabarito

O gabarito da obra nada mais é do que uma estrutura de madeira que serve tanto para posicionar a construção no lote, quanto para determinar seu nível.

Depois da limpeza e terraplanagem do terreno, é hora de fazer a locação de obra, ou seja, visualizar o tamanho da estrutura e definir as medidas dos cômodos. Após esses processos, é preciso desenhar e marcar no terreno a planta baixa do projeto e posicionar o gabarito, marcando uma área de 1 a 1,5 metros a mais de largura e comprimento do que a casa. 


As madeiras mais recomendadas para essa estrutura são tábuas, sarrafos e pontaletes.

 

Formas para concreto

Como o próprio nome diz, as formas de madeira servem como molde para que o concreto fresco fique da forma e textura desejada em estruturas como pilares, lajes, fundações, entre outros. Além disso, as madeiras para caixaria, como também são chamadas, podem ser usadas para moldar colunas e vigas com estrutura de concreto armado.

Para caixaria são mais utilizadas as tábuas de pinus ou cedrinho.

 

Vale lembrar que a MAPA tem as madeiras que você precisa para dar início à sua obra com garantia de qualidade e certificado do IBAMA.


Gostou deste conteúdo? Siga a MAPA nas redes sociais!