Sem planejamento, sem obra!
Sem planejamento, sem obra!

Todos já passamos por algum imprevisto durante a execução de uma obra, mas com planejamento e organização, alguns problemas - como o atraso e o aumento de custos - podem ser evitados!

Planejar melhor sua obra vai evitar gastos desnecessários de tempo, dinheiro e dor de cabeça! Temos algumas dicas para te ajudar a organizar sua reforma ou construção:

 

– Colocar no papel

Liste, mesmo que de forma simples, as etapas que serão necessárias. Assim, você terá um controle maior sobre o que deve ser feito, produtos a serem comprados e quais serviços contratar.

 

– Fazer orçamentos

É muito importante ter noção do custo total da obra para evitar surpresas desagradáveis conforme ela caminha. Antes de contratar serviços ou comprar materiais, pesquise, peça indicações, avalie o custo x benefício e solicite orçamentos.

 

– Definir prazos

Use sua lista e aproveite o contato com prestadores de serviços e fornecedores de materiais para saber quanto tempo cada etapa irá durar e assim definir prazos. Com isso, você evitará atrasos e manterá um ritmo que respeite seu cronograma.

 

– Acompanhar o andamento

Durante a execução do projeto, é essencial que você acompanhe o andamento de cada etapa para, caso haja algum imprevisto, a correção seja feita com mais rapidez e assim os problemas não se acumularão.

 

– Atualizar sua lista

Imprevistos acontecem! Para não deixar que eles afetem muito sua obra, vale manter sua lista de etapas, prazos e gastos atualizada. Desta forma, você sempre terá controle sobre o andamento da obra.

 

Esse conteúdo te ajudou?

Para mais dicas e conteúdos sobre obras e madeira, é só seguir nos seguir nas redes sociais e ficar de olho no Blog MAPA.