Madeira e inverno: combinação que é aposta certa!
Madeira e inverno: combinação que é aposta certa!

Já ouviu falar que inverno e madeira têm tudo a ver?

É a mais pura verdade e por diversos motivos!

 

Quer conhecer alguns deles?

 

1. Isolante térmico natural

 

Além da sensação de aconchego que é uma característica forte da matéria-prima que tem ligação com a natureza e, por isso, cria essa conexão direta, a madeira é um isolante térmico natural!

 

Isso significa que ela ajuda no bloqueio do frio e manutenção do calor nos ambientes, o que traz a sensação de conforto nas épocas mais frias do ano para quem opta por este tipo de material para construções.

 

2. Bom andamento da obra

 

Além disso, atenção: o inverno é a estação com menos ocorrência de chuvas no ano!

 

Por isso, favorece o andamento do cronograma das obras, sem grandes interferências das intempéries do clima o que diminuir, em grandes proporções, a chance de atrasos.

 

E também isso impacta, diretamente, no armazenamento da matéria-prima até o seu momento de uso na obra! A diminuição do calor e da umidade no ambiente são pontos positivos para garantir a boa qualidade da madeira até o momento de sua instalação!


3. Trate a madeira, sempre. Se não, é fria!

 

Já falamos aqui neste blog e vamos repetir sobre a importância e necessidade de se tratar a madeira! Para preservar as condições da matéria-prima, tratamentos são necessários e, neste caso, seja inverno, verão, outono ou primavera!  

 

Mas, no frio, a mudança no nível umidade no ar e o uso de aquecedores são alguns dos fatores que podem alterar suas propriedades e prejudicar a resistência a intempéries e microorganismos como fungos e cupins.

 

Portanto, a dica é sempre investir em tratamentos e reparos no material para que mantenha sua durabilidade. Entre esses cuidados, estão:

 

– Independente da madeira em questão, é essencial que haja uma rotina de limpeza do material. Pesquise qual produto e método ideais para fazer a limpeza da madeira usada em seu projeto;

 

– Para madeiras que nunca receberam aplicação de tintas, esmaltes ou vernizes, é indicado limpar e lixar. A limpeza pode ser feita com thinner com o auxílio de uma esponja antes e depois do lixamento. Depois disso, a madeira está apta à aplicação de outros produtos;

 

–  Madeiras de obras externas devem receber aplicação de vernizes. Além do bom resultado visual, o verniz cria uma camada de proteção que auxilia na resistência a agentes do tempo e, consequentemente, evita problemas de expansão, fungos e mudanças na coloração. Vale investir em vernizes com protetor solar, próprios para áreas externas;

 

– Em ambientes internos, as madeiras podem ser tratadas com stain. Assim como no caso do verniz, sua função é criar uma camada protetora para evitar possíveis danos. Diferente do verniz, o stain forma uma camada fina que penetra as fibras da madeira, mas não obstrui seus poros. A manutenção da aplicação é essencial para manter sua eficiência.

 

Esse conteúdo foi útil para você?

 

Siga a Madeireira Mapa nas mídias sociais e esteja sempre atualizado sobre produtos, promoções e informações sobre madeira!