Madeiras para telhado. Como escolher?
Madeiras para telhado. Como escolher?

Uma das etapas mais importantes de uma obra é a construção do telhado. Afinal de contas, nenhum espaço está apto para o funcionamento sem a sua cobertura principal. Já conhecida por ter uma boa resistência e durabilidade, a madeira é uma ótima opção para ser a matéria-prima de um telhado para quem leva o custo-benefício a sério.

 

Mas, a verdade é que são muitos os tipos de madeira disponíveis no mercado, por isso, dúvidas surgem na hora da compra. Pensando nisso, listamos abaixo algumas das principais indicações para a construção de telhados, levando em consideração que a qualidade deve ser um dos principais pontos de observação na hora de escolher madeira:

 

1.     Garapeira

Da família das madeiras nobres, se destaca por ser bastante resistente tanto à umidade quanto a ação de pragas como os famosos e temidos cupins. Além disso, tem um acabamento bonito o que faz com que seja indicada também para ambientes externos como varandas e pergolados.

 

2.     Angelim

Também faz parte da lista de madeiras nobres, que são as mais resistentes. Muito utilizada para fazer portas e janelas, esta madeira também é uma boa matéria-prima para telhados por ter mais leveza do que outras.

 

3.     Maçaranduba

Trata-se de uma madeira nobre, resistente, dura e pesada. Isso faz com que suporte bem umidade, calor e ataques de pragas. Além disso, tem uma textura mais fina e um brilho moderado. Seu acabamento para telhados e o custo costumam agradar bastante os consumidores.

 

4.     Itaúba

Madeira nobre de alta resistência e durabilidade, que tem como uma das principais características sua resistência a umidade e ação de pragas.

 

Todas as madeiras que listamos são nobres e existe um motivo: a resistência é um fator essencial e determinante na construção de estruturas maiores, como é o caso de um telhado. Por isso, não é recomendado utilizar madeiras com menor valor de mercado, pois o custo-benefício costuma não valer a pena.

 

Quer conhecer um pouco mais destas madeiras? #vemparaamapa