Descrição
Descrição
Características de processamento
Trabalhabilidade: A madeira de garapeira é fácil de ser trabalhada desde que se use ferramentas apropriadas devido à presença de sílica; porém cola bem e proporciona bom acabamento. (Jankowsky, 1990)
Secagem: É difícil de secar ao ar. A secagem deve ser lenta e bem controlada para evitar alta incidência de defeitos. (Jankowsky, 1990)
Fonte: (IPT)
Aplicações
A madeira de garapeira é indicada para uso na construção civil (Pesada externa: pontes, estacas, dormentes ferroviários, cruzetas, mourões e postes; Pesada interna: vigas e caibros; Leve em esquadrias: portas, venezianas e caixilhos; Leve interna, decorativa: cordões, guarnições, forros, rodapés), assoalhos: tacos, tábuas, parquetes e degraus de escada), mobiliário (móveis decorativos) e outros usos (cabos de ferramentas e transporte).
Fonte: (IPT)
__
As madeiras comercializadas na Madeireira Mapa possuem certificação do IBAMA, que tem como objetivo monitorar todas as atividades relacionadas à extração de recursos florestais no Brasil causando o menor impacto ao meio ambiente.