Descrição
Descrição
Características de processamento
Trabalhabilidade: a madeira de cupiúba é fácil de trabalhar com ferramentas manuais ou com máquinas. É fácil de serrar, aplainar, tornear, colar e parafusar. O uso de pregos sem furação pode provocar rachaduras. Recebe bom acabamento. (Jankowsky, 1990) Aceita bem a colagem, mas não é adequada para a fabricação de compensados, por apresentar rachaduras na tora. Boa aceitação de tinta, verniz, emassamento e polimento. (IBAMA, 1997a)
Secagem: a secagem ao ar é lenta, sem a ocorrência de sérios defeitos como rachaduras ou empenamentos. Na secagem em estufa apresenta ligeira incidência de defeitos. (Jankowsky, 1990)
Fonte: (IPT)
Aplicações
Madeira de cupiúba é indicada para construção civil (Pesada externa: postes, pontes, mourões, cruzetas, esteios e escoras; Pesada interna: vigas e caibros; Leve interna: ripas e partes secundárias de estruturas) e outros usos (cabos de ferramentas, transporte, embarcações e embalagens).
Fonte: (IPT)
__
As madeiras comercializadas na Madeireira Mapa possuem certificação do IBAMA, que tem como objetivo monitorar todas as atividades relacionadas à extração de recursos florestais no Brasil causando o menor impacto ao meio ambiente.